Como voltar a ser um clube de futebol de referência

Um grande clube de futebol está sujeito, como qualquer outro, a momentos de crise. Por vezes, esses momentos estendem-se no tempo e torna-se difícil recuperar o prestígio perdido.

Final Champions League 2014 Real Madrid

Neste artigo apontamos 12 estratégias que visam a recuperação do prestígio perdido por um clube de futebol.

1. Construir um plantel forte e coeso

Não pode haver sucesso desportivo sem jogadores com qualidade adequada aos objetivos da equipa. No entanto é preciso ter em conta que uma boa equipa faz-se com jogadores que, no seu conjunto, constituam uma boa equipa e não com onze ídolos. O mais importante é que os atletas contratados correspondam às metas que o clube quer atingir e que, realmente, formem uma equipa coesa.

2. Contratar uma equipa técnica competente e ambiciosa

Da mesma forma, o treinador deve ser selecionado em função do seu perfil e ambições, da sua adequação ao perfil de jogadores do plantel e também de acordo com as metas a atingir.

3. Equilibrar as finanças do clube

Não pode haver sucesso desportivo sem equilíbrio financeiro. A alta competitividade do futebol atual exige investimento mas os riscos exagerados podem levar à catástrofe. Portanto, um clube que procura recuperar prestígio perdido precisa de ter os pés bem assentes na terra e não arriscar investimentos desmedidos.

4. Promover uma dinâmica empresarial no clube

O sucesso desportivo e o êxito financeiro têm de caminhar a par e par. Portanto, recuperar prestígio internacional será bem mais fácil se o clube empreender estratégias empresariais que lhe permitam voltar à ribalta também em termos financeiros.

5. Promover boas relações com empresários de jogadores

Os empresários são os agentes mais bem colocados para trazer ao clube os melhores reforços. Boas relações com empresários equivalem portanto a uma boa colocação no mercado de transferências.

6. Estabelecer boas relações com a banca e instituições financeiras

É normal o recurso ao crédito por parte de qualquer empresa e qualquer clube. Nesse sentido uma boa relação institucional com a banca pode ser um fator muito importante.

7. Estabelecer boas relações com autarquias e instituições governamentais

A relação com o poder político é fundamental em termos de imagem mas também como fator facilitador do sucesso ao nível das dinâmicas empresariais e no estabelecimento de parcerias que podem ser bastante rentáveis.

8. Promover um relacionamento com grandes empresas, nomeadamente patrocinadores

Os patrocínios são uma das maiores fontes de lucro dos clubes, que necessitam portanto de estabelecer boas relações com o tecido empresarial local, regional e nacional.

9. Apostar na formação deforma a garantir, no futuro, a renovação do plantel

Dessa forma o clube garante uma certa autossuficiência futura assim como a possibilidade de vir a obter bons encaixes financeiros.

10. Promover campanhas de envolvimento dos sócios e adeptos

Quanto maior for o apoio do público mais depressa o clube recuperará o prestígio perdido. Portanto é essencial que os dirigentes cultivem uma boa relação com os adeptos e adotem campanhas de marketing capazes de cativar o maior número possível de adeptos.

11. Promover a imagem do clube junto da comunicação social

Este é o meio que mais contribui para a promoção da imagem do clube. E a grandeza deste passa muito pela imagem. Repare-se por exemplo na importância da imagem para obter bons contratos publicitários.

12. Criar uma “mística” com base nos heróis do passado

É preciso criar heróis. As figuras do passado galvanizam todas as forças vivas do clube, desde o adepto comum até ao mais importante dos jogadores profissionais.

A sua votação: 
0
Sem votos