As principais estratégias de promoção de uma equipa de futebol

Promover uma equipa de futebol pode ser um exercício complicado, o sucesso dessa promoção depende não só da estratégia, mas também das condições desportivas, logísticas e financeiras do próprio clube.

Existem alguns exemplos de estratégias de promoção de equipas de futebol com reconhecido êxito por esse mundo fora, que devido ao alcance desse mesmo sucesso acabaram por ser amplamente copiadas e divulgadas. São elas:

As digressões no estrangeiro

São já muitos os clubes de topo que adotaram esta estratégia de promoção, realizando digressões em países cujos mercados lhes são apetecíveis, de forma a aumentarem as suas receitas. As digressões do Real Madrid e do Manchester United por países asiáticos e norte americanos não são já uma novidade e esta prática tem-se revelado bastante proveitosa para estes clubes.

As contratações de jogadores de renome

Uma contratação sonante é uma boa forma de elevar o nome do clube e de o pôr nas bocas do mundo, aumentando não só o rendimento desportivo da equipa como, muito provavelmente, as receitas em merchandising. A contratação de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid gerou uma onda de entusiasmo em torno do clube merengue que ficou bem patente no momento da apresentação do astro português perante um estádio cheio. Outro bom exemplo foi o que se passou com Nakata no Perugia, o jogador japonês, visto como um verdadeiro ídolo no seu país, revelou-se uma notável fonte de receitas para o clube italiano, de tal forma que isso, ainda mais do que o seu rendimento dentro das quatro linhas, motivou a sua contratação por clubes de maior nomeada.

Parcerias estratégicas

Esta é outra forma de promover a equipa. A associação a grupos, ou mesmo empresas, com influência em certos mercados estratégicos, ou com forte impacto sobre a opinião pública pode muito bem ajudar a aumentar o prestígio do clube. Um bom exemplo disso é a parceria entre o Barcelona e a Unicef, o clube catalão aceitou o usar o nome da instituição nas suas camisolas para passar uma imagem de forte cariz humanitário, coisa que a ninguém parece mal.

As campanhas publicitárias

Pagar por publicidade nos meios próprios, em especial na televisão e na imprensa desportiva, é um método antigo e muito usado pelos clubes, à imagem do que fazem muitas empresas. Não será desta forma que alguém se tornará adepto do clube, mas é usado sobretudo na divulgação de campanhas específicas. Por exemplo, na altura em que o Benfica pretendeu tornar-se o maior clube desportivo do mundo em número de associados pagou por muita propaganda para que o objetivo viesse a ser atingido e acabou por colher frutos.

O sucesso desportivo

Num clube de futebol o sucesso desportivo deve ser o objetivo principal e nenhuma estratégia de promoção supera esta, embora talvez não seja correto considerá-la uma estratégia isolada de promoção, porque no fundo, embora acabe por funcionar como tal, mais que uma estratégia é a razão que move qualquer equipa em primeira instância. Mas a verdade é que nada catapulta um grupo para as bocas do mundo, nem nada gera ondas de entusiasmo em torno de uma equipa, como os resultados desportivos positivos. As digressões do Real Madrid pelo continente asiático dificilmente obteriam tanto sucesso se o Real não fosse um dos maiores clubes do mundo, com um passado de grandes conquistas.

A sua votação: 
0
Sem votos